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Rastrear funcionário é permitido por lei?

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COMO FUNCIONA?

Antes de falar sobre a legalidade do rastreamento de funcionários, vale a pena explicar como esse processo funciona.

Em muitas organizações, o trabalho remoto é uma parte significativa da equipe, seja em função de atividades de campo, seja por causa da popularização do home office. Os Sistemas de Rastreamento vão auxiliar a empresa justamente nesses casos.

A partir de modernos sensores, Internet das Coisas e sistemas inteligentes, é possível rastrear a localização de um colaborador, garantindo o cumprimento da jornada e informações importantes para o planejamento estratégico, bem como para a gestão de Recursos Humanos.

POR QUE RASTREAR?

O monitoramento e o rastreamento de funcionários se tornaram métodos relevantes para garantir a produtividade e a segurança das equipes, em especial daquelas que não estão nas dependências da empresa.

Profissionais das áreas de evento, trabalho de campo, vendas direta, engenharia ou mesmo da saúde – entre muitos outros setores – desenvolvem suas atividades em diferentes lugares.

O rastreamento vai ajudar os gestores a avaliarem melhor os gatilhos de produtividade de cada funcionário, aprimora a organização logística e assegura mais proteção ao usuário, já que muitos sistemas monitoram condições de saúde e contam com sensores que identificam situações de emergência, como quedas.

GEOLOCALIZAÇÃO X LOCALIZAÇÃO INDOOR

Vale a pena, ainda, entender a diferença entre geolocalização e localização indoor, já que o rastreamento de funcionários fará uso de tecnologias diferentes em cada uma dessas situações.

A geolocalização determina o ponto em que uma pessoa ou objeto está a partir de coordenadas geográficas. Quando se rastreia o endereço exato ou uma rota traçada pelo funcionário, o gestor avalia a sua localização geográfica.

Já a localização indoor consiste em identificar o ponto exato de uma pessoa ou objeto em ambientes internos, como, por exemplo, shoppings, campos de futebol, hospitais ou fábricas com grandes plantas industriais.

QUAIS AS TECNOLOGIAS UTILIZADAS

Como já mencionamos, a tecnologia de rastreamento de localização de funcionários depende de onde se dará esse monitoramento.

No caso da geolocalização, o GPS (Global Positioning System) é o mais conhecido. A tecnologia funciona por meio de satélites espalhados no globo terrestre, que conseguem identificar o ponto exato de um elemento/pessoa na superfície terrestre.

Para o rastreamento de localização indoor, entretanto, tecnologias de telemetria ou microlocation são mais indicadas, pois identificam o ponto exato em que uma pessoa está, com precisão de centímetros.

O RASTREAMENTO DE FUNCIONÁRIOS É LEGALMENTE PERMITIDO?

SIM! O rastreamento da localização de funcionários é permitido por lei! O monitoramento é uma prática legal e um direito do empregador, mas é importante conhecer as especificidades legislativas e os limites permitidos para essa ferramenta.

A estratégia de monitoramento pode incluir câmeras, microfones, sistemas de GPS ou localização indoor, além de outras tecnologias mais modernas, com captação de dados de telemetria. Entretanto, alguns aspectos devem ser pontos de atenção do gestor:

» O monitoramento só é permitido para funcionários contratados com carteira assinada;
» O objetivo principal é regular as atividades realizadas pelo empregado, bem como a sua segurança;
» O rastreamento só pode ser feito durante a jornada de trabalho e com total respeito à privacidade do empregado;
» Deve haver autorização documentada desse rastreamento, afinal, o empregado precisa estar ciente sobre o uso dessa solução.

CUIDADOS NO RASTREAMENTO DE LOCALIZAÇÃO

Mesmo sendo uma prática legal, o rastreamento e monitoramento dos funcionários deve seguir alguns cuidados básicos. Eles são importantes para garantir sua legalidade e evitar problemas entre empresas e seus times.

1. O empregado deve saber que está sendo monitorado - Para começar, o funcionário deve saber que está sendo monitorado com algum tipo de dispositivo, seja celular ou outra tecnologia. É fundamental documentar esse acordo, que deve ser estabelecido entre as duas partes.

2. Defina objetivos precisos com o monitoramento - O rastreamento de localização deve ter objetivos precisos e claramente comunicados ao funcionário. Afinal, a utilização deve ter algum critério específico. Com o planejamento bem estruturado, os dados serão melhor aproveitados, com impacto positivo nos resultados.

3. Tenha um plano de ação para emergências - Um dos objetivos do rastreamento é garantir mais segurança ao funcionário. Nesse sentido, é necessário ter um plano de ação para situações de emergência, como acidentes com veículos ou equipamento, mal-estar súbito ou alguma condição de saúde.

Contar com uma central de monitoramento profissional faz toda a diferença, já que o serviço é especializado nesse tipo de atendimento.

4. Apenas empregados CLT podem ser rastreados - Como já dissemos, apenas empregados contratados no regime de CLT podem ser rastreados. Isso significa que funcionários terceirizados e fornecedores não podem passar por esse tipo de monitoramento, ainda que com a concordância da outra parte.

É fundamental se atentar a isso, para que a prática não seja configurada como vínculo trabalhista.

5. Mantenha o foco no trabalho - Por fim, vale ressaltar a importância de manter o foco nos objetivos do negócio. O rastreamento não deve ser utilizado para "vigiar" o funcionário, mas para avaliar continuamente o desempenho do seu trabalho e aprimorar os resultados.

Dessa forma, as plataformas tecnológicas ajudam a gestão a melhorar a performance, atingindo alto nível de excelência.

CUIDADOS NO RASTREAMENTO DE LOCALIZAÇÃO

Se você, gestor, está pensando em contratar um Serviço der Rastreamento para a sua empresa, é fundamental contar com as melhores tecnologias de monitoramento do mercado, para atender as suas necessidades com qualidade e garantia de eficiência.

A Gitanes Digital Rastreamento disponibiliza um portfólio completo para rastreamento de pessoas, animais, veículos, máquinas e cargas, com tecnologia de ponta e profissionais altamente capacitados para acompanhar as demandas.