Rastreador veicular vale a pena?
Uma situação pela qual nunca esperamos passar: estacionamos nosso carro, e, ao voltarmos, ele não está mais lá.
Uma situação pela qual nunca esperamos passar: estacionamos nosso carro, e, ao voltarmos, ele não está mais lá.
Rastreador ou Seguro? Neste artigo você vai saber qual dos dois é melhor para você e algumas diferenças entre eles
Muitos gestores ainda acreditam que rastreamento veicular é apenas um custo que não traz retorno para a empresa.
Quando o assunto é rastreamento veicular existem muitas dúvidas com relação a qualidade do sinal e regiões de sombra.
Consulte a quantidade de antenas e a qualidade do sinal de todas as operadoras de telefonia móvel de nível nacional.
Saber se o rastreamento de colaboradores é permitido é uma das principais dúvidas de empresas. O que diz a lei?
Entender como funciona a Legislação Trabalhista para motoristas no Sistema de Rastreamento Veicular.
Os SUV's estão cada vez mais em alta entre os consumidores brasileiros. Não é coincidência que essa categoria de veículos foi responsável por 43,8% de todos os emplacamentos de automóveis no país durante o ano passado.
De janeiro a dezembro de 2022, foram registradas 8.902 ocorrências de roubos e furtos de SUVs no Estado de São Paulo - ante 5.656 casos em 2021, o que representa alta de expressivos 57,5%.
Esses números foram compilados com base em dados oficiais publicados no portal da transparência da SSP-SP (Secretaria da Segurança Pública) do Governo Paulista.
Segundo dados, o crescente aumento nos registros de roubos e furtos de utilitários esportivos, bem como de outras categorias de veículos, tem relação direta com o aumento na quantidade de veículos circulando nas vias - uma consequência do fim das restrições à circulação de pessoas que vigoravam até 2021 para conter a disseminação do CORONAVÍRUS.
O número de ocorrências de roubo e furto de automóveis, caminhonetes e utilitários cresceu 23,74% nos quatro primeiros meses de 2022, na comparação com o mesmo período do ano anterior. Foram 21.249 roubos e 7.849 furtos, o que corresponde a um veículo subtraído a cada seis minutos, segundo estudo detalhado que publicado no Boletim Econômico da Fecap.
Outros fatores que justificam a alta nos roubos e furtos de veículos em geral é a falta de insumos eletrônicos durante a pandemia, recessão econômica, aumento de empregos informais, como delivery e transporte de passageiros por aplicativos e o envelhecimento da frota.
No caso específico dos utilitários esportivos, a alta é natural, considerando a demanda crescente por veículos dessa categoria.
Vale destacar que o percentual de roubos de SUVs, quando o bem é subtraído mediante ameaça ou violência física, é inferior ao de furtos, mas a diferença foi apertada em 2022: 50,38% dos casos corresponderam a furtos, contra 49,62% de roubos. O volume maior de furtos é recorrente e tem uma explicação.
A explicação é bem simples. Os furtos predominam porque são um crime muito mais ameno no Código Penal e difícil de provar. Os criminosos só roubam veículos que não conseguem furtar, devido a tecnologias embarcadas que previnem a prática.
A preferência pelo furto também indica que o alvo do crime é realmente o veículo, pois o roubo pode ser motivado para a prática de outros delitos, como fugas ou a subtração de bens que estejam com a vítima.
Por outro lado, o percentual elevado de roubos na comparação com furtos é um indício de alta geral nos índices de violência e criminalidade.
Listamos os SUVs mais furtados ou roubados durante os 12 meses de 2022. Confira.
1. Ford EcoSport - 798 unidades roubadas ou furtadas em 2022
2. Jeep Renegade - 729 unidades roubadas ou furtadas em 2022
3. Honda HR-V - 721 unidades roubadas ou furtadas em 2022
4. Hyundai Creta - 720 unidades roubadas ou furtadas em 2022
5. Hyundai Tucson - 620 unidades roubadas ou furtadas em 2022
6. Jeep Compass - 586 unidades roubadas ou furtadas em 2022
7. Volkswagen T-Cross - 568 unidades roubadas ou furtadas em 2022
8. Nissan Kicks - 438 unidades roubadas ou furtadas em 2022
9. Chevrolet Tracker - 289 unidades roubadas ou furtadas em 2022
Fonte: Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo refrentes a 2022